O DMAES
Conheça um pouco da nossa história
Publicado em 01/01/2018 09:14 - Atualizado em 29/01/2021 12:00
O Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES), autarquia da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, foi criado através da lei municipal nº 699, de 1966, e presta serviços à população há mais de 40 anos. Para atender a aproximadamente 57 mil habitantes, conta com uma excelente infraestrutura, resultado de um projeto bem elaborado e uma equipe de profissionais qualificados. Além disso, dispõe de moderna aparelhagem.
Com a implantação de sistemas informatizados o DMAES se aproximou ainda mais da modernização e eficiência. Diversos serviços foram aperfeiçoados, tais como emissão e controle de contas, cadastro de consumidor e leituras eletrônicas.
O Departamento investe continuadamente na formação e lapidação do seu quadro de pessoal, nas áreas administrativa e operacional. Para acompanhar o desenvolvimento e crescimento de Ponte Nova, elabora projetos visando expandir e otimizar o sistema de abastecimento e distribuição de água, além de coleta e tratamento de esgotos sanitários.
Nossa visão de futuro :
“Ponte Nova dotada de um sistema de saneamento integrado, avançado e eficiente. Envolvendo tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e de resíduos, com recuperação energética”.
Você sabe como a água chega em sua casa?
Por trás de cada torneira existe um mundo que se movimenta para que água própria para o consumo chegue até você. Em Ponte Nova, o DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) é o responsável por abastecer cada domicílio com o mínimo de interrupções e desperdício.
O Piranga
O Departamento conta com o rio Piranga, de onde a água é captada e tratada, atendendo às necessidades diárias dos ponte-novenses. Cerca de 150 litros de água - por segundo - são obtidos pela captação. Este recurso chega até a Estação de Tratamento (ETA), onde se torna próprio para o consumo dos cidadãos.
A distribuição
A privilegiada localização da ETA permite que 35% da população seja servida por gravidade. Para abastecer o restante dos usuários, residentes em pontos altos da cidade, o DMAES utiliza estações elevatórias, que contam com equipamentos que bombeiam o recurso hídrico.
Além disso, o Departamento conta com 15 reservatórios que armazenam até 7 milhões de litros de água tratada. Eles representam garantia de abastecimento, por algumas horas, quando o funcionamento da ETA precisa ser interrompido.
Programa de Redução de Perdas
É preciso preservar a água, um bem tão precioso. Por isso, o DMAES implantou o Programa de Redução de Perdas, cujo objetivo é reduzir cada vez mais o desperdício e otimizar o sistema de abastecimento. Desde o início das obras do projeto, em maio de 2014, já foram economizados milhões de litros de água.
por Assessoria de Comunicação